Desigualdade racial no acesso a água e saneamento nas escolas brasileiras

O Instituto Água e Saneamento (IAS), em parceria com o Centro de Estudos e Dados Sobre Desigualdade Racial (CEDRA), publicou em dezembro de 2024 o estudo “Água e saneamento nas escolas brasileiras: indicadores de desigualdade racial a partir do Censo Escolar”. A pesquisa analisa dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2023 e evidencia que 4% dos estudantes negros (aproximadamente 780 mil alunos) estão em escolas sem fornecimento de água potável, enquanto entre estudantes brancos esse percentual é de 1,2% (cerca de 181 mil). Além disso, 0,9% dos estudantes negros (170 mil) frequentam escolas sem banheiro, em contraste com 0,5% (80 mil) dos estudantes brancos. O estudo destaca a necessidade de políticas públicas que promovam a equidade no acesso a serviços essenciais nas instituições de ensino.

Acesse o estudo completo por meio do link:

Água e saneamento nas escolas brasileiras: indicadores de desigualdade racial a partir do Censo Escolar

https://www.aguaesaneamento.org.br/agua-e-saneamento-nas-escolas-brasileiras/